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Uma imagem ilustrativa de uma lâmpada

by Jessica Coelho – 14/08/2023

A importância do Storytelling

Como criar narrativas atraentes

Libertar a veia de um contador de histórias, nem sempre é um processo fácil. Muitas vezes podemo-nos questionar: “Por onde devo começar?”

Já alguma vez sentiste isto?

É um processo desafiador, principalmente para quem está a começar, mas não é impossível. Este método pode acabar por gerar frustração nas pessoas, o que pode criar um bloqueio criativo.

Todos os dias somos constantemente bombardeados com informações, quer nas redes socais, na televisão ou até mesmo quando estamos na rua. Isto faz com que se torne cada vez mais difícil para as marcas se destacarem no mundo dos sharks.

E é aqui que entra a magia e o poder do Storytelling:

Vamos imaginar,

Uma marca que partilha a sua jornada desde o primeiro dia de surgimento até aos desafios que teve de superar para se tornar o que é hoje, cria o quê? 

Além de humanizar a marca, também cria uma conexão maior com o seu público, visto que acabam por sentir que fazem parte dessa jornada.

O StoryTelling tem o poder de contar narrativas para entreter, educar e inspirar. As histórias ativam áreas do nosso cérebro relacionadas à empatia, o que significa que uma narrativa bem contada pode gerar uma conexão emocional com o público.

Partilhamos contigo algumas dicas de como criar narrativas atraentes:

1.ª dica e a mais importante: 

Sabes para quem é que vais escrever? 

Não escrevas para todos, escreve para as pessoas com interesse na tua solução e que se identificam contigo.

Existe ainda muito aquele pensamento que para conseguirmos atrair clientes, precisamos de escrever para todo o tipo de público. Mas antes de começares a criar conteúdo pergunta-te a ti mesmo: “Os produtos/serviços que eu vendo abrangem todas as pessoas?” ou “Estão direcionados apenas para um tipo de clientes em específico?”

Será que respondeste: “Que é apenas para um tipo de clientes em específico?”

O importante do Storytelling é direcionares a tua mensagem ao público interessado nas tuas soluções e que se identificam contigo. Para isso, precisas de descobrir quais são os objetivos, necessidades, desejos e valores, para conseguires criar uma narrativa que toque nas(s) dor(es) dos teus clientes e assim, consegues captar a atenção deles mais facilmente.

2.ª dica: 

O poder da emoção é a espinha dorsal das histórias memoráveis.

Cria uma narrativa com emoções, nostalgia ou até mesmo com uma pitada de humor que consiga despertar uma reação no público que queres atingir.

Uma narrativa emocional cativa a atenção e deixa um impacto duradouro.

3.ª dica: 

A autenticidade é a chave.

É o bilhete dourado para conseguires ganhar a confiança do teu público-alvo. Sê genuíno, original e transparente na mensagem da tua marca. Vais perceber que tens um maior envolvimento e uma comunidade com uma relação duradoura.

Quando a história é demasiado perfeita, sem desafios ou soluções, o público consegue detetar de longe que não é autêntica.

4.ª dica: 

A diferença está na solução que entregas.

Todo o Storytelling tem que apresentar uma solução. Menciona quais são os benefícios que ela entrega.

Depois destas dicas, estás preparado(a) para espalhar magia com o Storytelling?

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