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5 Principais Erros a EVITAR na Criação de um Site

Imagine este cenário: chegou a hora de criar um site para a sua empresa. Investe tempo e dinheiro, mas depois de alguns meses… Nada acontece.

O site tem poucas visitas, quase nenhuma venda ou pedido de orçamento, e muitos clientes nem conseguem encontrá-lo no Google.

Frustrante, certo?

Infelizmente, esta é a realidade de muitas empresas, que cometem vários erros na criação de um site. O que acaba por comprometer o seu sucesso.

Sabia, por exemplo, que 88% dos utilizadores não voltam a um site depois de uma má experiência? E que 47% das pessoas esperam que uma página carregue em menos de 2 segundos?

São apenas duas estatísticas que mostram o impacto de um site mal construído, que pode afastar clientes em vez de os atrair.

Ao longo deste artigo, vamos explorar os cinco principais erros a evitar na criação de um site e, mais importante ainda, como corrigi-los para garantir um excelente desempenho.

Erros a Evitar na Criação de um Site

Erro 1: Ignorar a Experiência do Utilizador (UX) durante Criação do Site

Faria sentido ter uma loja de rua sem porta para os clientes entrarem? Ou uma entrada complicada que exige um código secreto?

À partida, vai concordar que não, não faria sentido.

No entanto, muitas empresas cometem esse erro ao criar um site: fazem com que seja difícil os clientes encontrarem a solução por que procuram.

Ignorar a Experiência do Utilizador (UX) é um dos maiores erros a evitar na criação de um site. O Google prioriza a usabilidade e, se os visitantes não encontram rapidamente o que precisam, vão sair do site em segundos.

Isto é o que acontece quando alguém entra no seu site e sai insatisfeito:

  • Aumento da taxa de rejeição: isto é, do número de pessoas que entra e sai quase logo, sem sequer visitar outras páginas. Se acontecer com frequência, vai prejudicar o ranking no Google;
  • Menos vendas e contactos: se os visitantes não encontram o que procuram de forma fácil, não vão comprar nem entrar em contacto;
  • Mau impacto na imagem da marca: um site desorganizado faz com que a sua empresa pareça pouco profissional.
Como corrigir este erro:
  1. Simplifique a navegação do site: use menus claros e intuitivos. O ideal é que o visitante encontre o que procura em três cliques ou menos;
  2. Website mais rápido: garanta que o website carrega em 2 segundos ou menos. Escolher um bom serviço de alojamento é um dos aspetos mais importantes. Fale connosco se acredita que o seu website é lento;
  3. Design mais intuitivo: mantenha a estrutura organizada, com botões visíveis e com os quais é fácil de interagir.

Depois de cada uma destas correções, peça a algumas pessoas para testar o site. Observe como interagem com cada página, botão ou imagem e reveja pontos de melhoria nas próximas otimizações.

Erro 2: Causar Má Impressão com um Design Desatualizado

Já ouviu aquela expressão que diz que “a primeira impressão é que conta”?

Também se aplica no mundo digital – até nos arriscamos a dizer que é ainda mais verdade no mundo digital!

Se um visitante entra no seu site e o design parece antiquado ou confuso, vai sair em poucos segundos.

(e, como vimos ainda há pouco, isso é muito negativo para a sua empresa!)

Isto torna-se um problema grave porque:

  • A credibilidade da empresa é posta em causa: vai parecer que a empresa é pouco profissional e confusa naquilo que faz;
  • Torna-se difícil chamar a atenção: se há muitos elementos a chamar a atenção, o visitante não sabe onde se deve focar. E isto leva ao terceiro ponto;
  • Menos conversão: isto é, menos contactos, menos vendas, menos orçamentos – menos tudo!
Como corrigir este erro:
  1. Escolha um design moderno e simples, com cores equilibradas, tipos de letra legíveis em qualquer dispositivo e espaços bem organizados. Siga o branding da sua marca;
  2. Crie um site responsivo, que abre em telemóveis, iPads, tablets ou computadores rapidamente. Ainda há muitos websites que não carregam em telemóvel e que levam as empresas a perder dezenas de oportunidades;
  3. Evite o excesso. Menos é mais. Ter algumas animações é bom, mas um website 100% animado rouba a atenção do que é essencial e pode afetar a sua performance.

Lembre-se: ter um site bonito não tem só a ver com estética – ele deve guiar o visitante até a ação desejada, seja ela uma compra, agendamento de um serviço ou um pedido de contacto.

Erro 3: Falta de Relevância e Clareza no Conteúdo

Já reparou que a maioria dos sites tem textos muito parecidos?

Frases genéricas como “Oferecemos soluções personalizadas para o seu negócio” ou “Comprometemo-nos com a excelência” estão por todo o lado.

O problema? Este tipo de texto não diz nada de concreto, não capta a atenção e não gera ação.

Veja um exemplo prático para ajudar:

Imagine que precisa de um serviço de marketing digital e encontra dois sites:

➡️ Site A: “A nossa equipa oferece soluções de marketing inovadoras para impulsionar o seu negócio.”

➡️ Site B: “Precisa de mais clientes? Criamos campanhas de marketing que geram leads qualificados e aumentam as suas vendas. Marque já uma reunião!”

Qual dos dois lhe chama mais a atenção? O site B!

Porque fala diretamente consigo, foca-se no seu problema e apresenta uma solução clara. É isto que um bom texto pode fazer pelo seu website!

Se o que está escrito no seu site (o seu copy) não for claro, persuasivo e diferenciador, os visitantes não vão sentir que a sua empresa é especial – e muito menos vão lembrar-se dela.

Porque é que isto é um problema?

  • Não mostra o seu diferencial. Se o teu site diz o mesmo que todos os outros, porque haverão de o escolher a si?
  • Os visitantes não percebem o valor do seu produto, o que vai fazer com que procurem outra solução ou pensem que a sua solução é cara.
  • Perda de oportunidades de venda em consequência dos pontos anteriores.

Como corrigir este erro:

  1. Escreva os textos a pensar numa pessoa em concreto, com linguagem simples, quase como numa conversa;
  2. Mostre, não explique. Ou seja, mostre como a sua empresa é realmente diferente usando casos de estudo, testemunhos de clientes e explicando porque é que o seu produto ou serviço é a melhor opção para o visitante;
  3. Use chamadas para a ação persuasivas. Em vez de um simples “Contacte-nos”, experimente algo mais envolvente como “Fale connosco e descubra como podemos fazer crescer o seu negócio”.

Erro 4: Ignorar o SEO na Criação do Site

Pode até ser o site mais bonito do Mundo… Se ninguém o encontra, não serve de nada!

Muitas empresas criam um site e depois esquecem-se do SEO (Search Engine Optimization).

SEO é o que permite que o seu site apareça no Google e se torne mais relevante para os seus clientes.

Por exemplo: é possível que tenha chegado até aqui porque fez uma pesquisa no Google. Este artigo de blog apareceu-lhe nessa pesquisa porque está otimizado para SEO, ou seja, foi escrito de forma a ser encontrado por si, para lhe dar uma solução.

E vai ser preciso fazer o mesmo com o seu site.

Como corrigir este erro:

  1. Use as palavras-chave certas para si. Descubra o que os clientes pesquisam no Google e use essas palavras-chave no seu site;
  2. Crie títulos e descrições otimizadas, que usem essas palavras-chave e chamem a atenção no Google;
  3. Não se esqueça do SEO técnico! A maioria das pessoas foca-se nas palavras-chave e no conteúdo e esquecem-se da parte técnica que garante que as páginas aparecem no Google. Exemplos: URLs fáceis de ler, links internos e externos e uma boa estrutura de código.

O SEO técnico é 50% do trabalho para aparecer no Google. Mas a maioria das empresas não o sabe implementar!

Se vai criar um site e quer que ele apareça no Google, fale connosco para lhe apresentarmos uma proposta justa.

Erro 5: Não Fazer Manutenção Regular no Site

Ignorar a manutenção do site é como comprar um carro e nunca mudar o óleo.

No início, pode parecer tudo bem, mas, com o tempo, os problemas acumulam-se – até que um dia o site começa a dar problemas ou simplesmente deixa de funcionar.

E, no entanto, há milhares de sites em Portugal que não têm a manutenção em dia.

O que leva a:

  • Problemas de segurança sérios. O seu site está vulnerável e pode ser atacado por hackers, que roubam informações importantes da empresa e dos clientes;
  • Perda de dados importantes. Sem cópias de segurança regulares, pode perder informação valiosa do seu negócio a qualquer momento;
  • O site torna-se lento e desatualizado e afasta potenciais clientes (além de penalizar a sua posição no Google).

Como corrigir este erro:

  1. Atualize o site regularmente para manter a segurança e o desempenho;
  2. Faça cópias de segurança automáticas. Assim, se algo correr mal, consegue restaurar o site rapidamente;
  3. Monitorize erros e tempo de carregamento usando ferramentas como o Google Search Console ou o GTmetrix;
  4. Invista em segurança. Use certificados SSL, firewalls e proteções contra ataques para manter os dados seguros.

Conclusão

Criar um site é essencial para qualquer empresa, mas erros comuns podem rapidamente comprometer os resultados do seu investimento.

Seja um design ultrapassado, uma experiência confusa ou a falta de SEO, todos estes fatores podem fazer com que o seu site perca visitas e vendas.

A boa notícia é que todos estes erros podem ser corrigidos!

Basta seguir as boas práticas que explorámos neste artigo para garantir que o seu site não só impressiona os visitantes, mas também gera novos contactos e novas vendas, ao mesmo tempo que fortalece a sua presença online.

Quer um site que faça tudo isto e ainda mais? A Apollotec tem ao seu dispor uma equipa especializada em elevar a presença digital das empresas em Portugal.

Garanta que o seu site se destaca da concorrência – solicite uma reunião sem compromisso através deste link.

FAQ'S

Porque é que a experiência do utilizador (UX) é tão importante para um site?

Se os visitantes não conseguirem navegar facilmente no seu site, irão abandoná-lo rapidamente. Isto leva a uma alta taxa de rejeição, menos conversões e um impacto negativo na imagem da marca.

Certifique-se de que a navegação é intuitiva, o site carrega rapidamente (menos de 2 segundos) e o design é organizado. Teste com utilizadores reais para identificar pontos de melhoria.

Utilize cores equilibradas, tipos de letra legível e um layout organizado. Certifique-se de que o site é responsivo e carrega bem em dispositivos móveis.

Textos genéricos não captam a atenção do visitante. Um texto persuasivo e direcionado ao público certo gera maior conexão, valor e conversões.

Use palavras-chave relevantes, crie títulos e descrições otimizadas e implemente boas práticas de SEO técnico, como URLs amigáveis e links internos.

O site pode ficar vulnerável a ataques, perder dados importantes e tornar-se lento ou desatualizado, prejudicando a experiência do utilizador e a sua posição no Google.

Realize atualizações regulares, faça cópias de segurança automáticas e utilize ferramentas de monitorização como o Google Search Console e GTmetrix.

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