by Jessica Coelho – 14/08/2023
É importante teres um site otimizado, para conseguires alcançar as primeiras pesquisas do Google e, consequentemente, aumentares a visibilidade da tua marca no online e atraires mais visitas.
Quando o teu site aparece nas primeiras páginas dos resultados de pesquisa, as probabilidades de atraires mais tráfego orgânico aumenta consideravelmente.
Ao longo deste artigo, vamos apresentar-te 10 dicas para aprimorares o posicionamento do teu site no Google e melhorares a tua presença no universo digital.
1.º Pesquisa de Palavras-Chave
Começa por identificar as palavras-chave mais relevantes para o teu nicho.
Para simplificar, podes recorrer à plataforma Google Keyword Planner para encontrares quais são as palavras mais pesquisadas e com baixa concorrência, para direcionares tráfego qualificado para o teu site.
2.º Conteúdo Relevante
Cria conteúdo que seja atrativo e informativo que vá de encontro às necessidades e interesses do teu público-alvo.
Para conseguires aumentar a autoridade do teu site, para que os visitantes voltem a visitá-lo, deixamos-te alguns exemplos de conteúdos que poderás apostar:
– Artigos
– Tutorais
– Ebooks
3.º Otimização On-Page
É o conjunto de estratégias de otimização para os motores de pesquisa dentro das páginas web.
Proporciona uma experiência única ao usuário que vai visitar o teu site, a partir de links internos e com uma navegação intuitiva e simples. Numa ótica de otimização podes optar pelas descrições, títulos, headers e URLS chamativos e simples de memorizar.
4º.º Backlinks de qualidade
É onde crias links estratégicos ao longo do texto para direcionares os visitantes até a uma outra página do teu site.
Ter um backlink sólido, relevante, estratégico e confiável pode aumentar a autoridade do teu site nos motores de pesquisa.
5.º Um site responsivo
Garante que o teu site é responsivo e que oferece uma experiência agradável, independentemente do dispositivo utilizado.
Partilhamos contigo uma dica importante, que vai fazer toda a diferença:
O Dr. Google privilegia sites que sejam otimizados para dispositivos móveis.
6.º – Otimização de Imagens e Vídeos
Comprimes imagens no teu site?
Usa atributos como – ALT TEXT para descrever as imagens, assim facilitas a indexação. Inclui vídeos relevantes com o conteúdo, porque melhora o envolvimento com o visitante.
7.º Velocidade
É importante que o teu site tenha um carregamento rápido para conseguires reter visitantes e para que o Dr. Google dê aquele check.
Como poderás fazer?
Acima de tudo: Faz muitos testes, para saberes o que melhor se enquadra ao teu site.
8.º Onde tens de estar obrigatoriamente – Redes Sociais
As redes sociais complementam o papel do SEO.
Cada vez mais, é importante humanizar as redes sociais, onde não só partilhas conteúdos de valor, como também mostras os bastidores da tua empresa.
A criação de conteúdo relevante nas redes sociais, incentiva os usuários a irem visitar o teu site, conseguindo gerar um aumento da tua visibilidade no site, mais tráfego e mais envolvimento, o que, por sua vez, pode ter um efeito benéfico no posicionamento do Dr. Google.
9.º – Segurança do Site
Com um certificado SSL transmites uma mensagem aos visitantes, que a segurança deles é uma das tuas prioridades e ao mesmo tempo, ganhas uns pontos extras com o Dr. Google, dado que este favorece mais os sites seguros.
E por último, a tão desejada,
10.º Análise de dados
Acompanha o desempenho do teu site usando ferramentas de análise, como o Google Analytics.
Monitoriza o tráfego, o comportamento dos teus visitantes e quais são as métricas de conversão que vais aplicar.
Com essa análise de dados podes ajustar continuamente as estratégias de SEO e otimizares a tua presença no online.
Melhorar o posicionamento do teu site no Dr. Google é um processo longo e de paciência, mas pensa nos resultados que podes alcançar ao aplicares estas 10 dicas.
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